O poeta indiano Rabindranath Tagore diz num de seus poemas:                                       

“Quando o homem trabalha Deus o respeita,   

  mas quando o homem canta Deus o ama.”

A cantora Ana Salvagni que eu também amo e o violeiro Paulo Freire, dos melhores do Brasil.

                                              *********************************************

A escravidão escureceu moralmente e emocionalmente toda a  América Latina, o Brasil inclusive, claro. Esta música é do Hekel Tavares e dá bem uma pequena amostra de como era considerado o negro naqueles anos.              Mas subjugados não foram só os escravos negros, libertados pouco a pouco durante muitos anos. Na América Latina é como se o povo, seus habitantes não existissem ou apenas existissem pra respaldar as ditaduras de pequenos homens que os mantém sob jugo até hoje na Bolívia, no Equador, na Venezuela.

Comumente são tratados como massa de manobra que se vendem por qualquer cestinha de produtos básicos.

Nunca foram tratados com dignidade de homens que possuem suas pequenas histórias, histórias de gente simples – belas histórias do cotidiano.

Um autor uruguaio chamado Eduardo Galeano quis mostrar nos seus livros o outro lado das verdades oficiais e contar essas pequenas histórias do povo latino americano, todas emocionantes, engraçadas, ingênuas, humanas...  O mundo não foi feito apenas por grandes heróis incensados nos livros de história, quem faz o mundo ficar interessante e alegre é o homem – na nossa América

   O grande compositor Hekel Tavares contou nessa letra, LEILÃO, em poucas palavras toda a vivência de um escravo que é a de todos os escravos.

Hekel Tavares (1896-1969) foi um compositor, maestro e arranjadorbrasileiro. Estudou piano com uma tia e, ainda criança, aprendeu harmônica e cavaquinho, mas sua maior paixão era a música popular, principalmente a que vinha dos cantadores de desafios e dos reisados.

Sobre o Blog

Leia o Artigo Zero e conheça Marcos Fayad e a proposta do blog Pensar Não Dói.

Siga o Marcos Fayad

 

Arquivo de Posts

 

 


2011. Pensar Não Dói - Blog do ator e diretor Marcos Fayad. Reprodução permitida desde que citada a fonte.
contato@pensarnaodoi.com.br